Sustentabilidade

Governança

Política de Sustentabilidade

Promovemos a sustentabilidade, por meio das nossas marcas, construindo um excelente clima de trabalho, da diversidade e inclusão, da comunicação transparente com nossos clientes, da gestão eficiente dos recursos naturais, do incentivo aos nossos fornecedores para a adoção das melhores práticas e do investimento social privado focado na promoção da longevidade e da qualidade de vida.

Clique aqui para acessar os relatórios anuais.

Prêmios e Reconhecimentos

No mês de setembro, o Prezunic obteve a Certificação de Experiência do Cliente, um reconhecimento nacional concedido pela consultoria SoluCX às empresas que alcançaram os mais elevados índices do Net Promoter Score (NPS). Além desse feito, a Cencosud conquistou pela quarta vez consecutiva o selo “Empresa que dá Feedback”, concedido pela plataforma Gupy. Essas distinções refletem o compromisso contínuo da companhia com a excelência no atendimento ao cliente e à prática consistente de proporcionar uma experiência única e satisfatória.

Pessoas

Instituto Cencosud Sustentabilidade

Buscando consolidar ainda mais as iniciativas ESG da Cencosud Brasil, mais um passo foi dado, criando a identidade para representar esse avanço: o Instituto Corporativo, anteriormente conhecido como Instituto GBarbosa, passou a ser chamado de Instituto Cencosud Sustentabilidade e ganhou abrangência nacional, sendo o braço de responsabilidade socioambiental do grupo Cencosud no Brasil e suas bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Mercantil Atacado, Perini, Spid e GIGA Atacado.

No terceiro trimestre de 2023 o Instituto registrou a participação de 2.473 pessoas, representando um excelente crescimento de 61,6% em comparação com o 3T22. As iniciativas foram expandidas para contemplar quatro lojas, duplicando a abrangência em relação ao ano anterior. As atividades promovidas pelo Instituto incluíram oficinas de treino funcional, Fit Dance, campanhas de doações, feiras de adoção de pets, atendimentos de fisioterapia, e palestras educativas sobre “Violência contra a Mulher” e “Setembro Amarelo”, dentre outros.

Troco Solidário

Por meio desse programa, clientes e colaboradores podem doar seu troco em dinheiro e contribuir com as atividades desenvolvidas por instituições sociais nas localidades onde atuamos.

Diversidade e Inclusão

A representação feminina em cargos de liderança alcançou a participação de 33,8%, o que corresponde a um acréscimo de 0,8 pp em comparação ao 3T22. Em setembro, celebramos o lançamento do Cenco Mulheres, um programa inovador de mentoria de liderança feminina, contando com a participação exclusiva de 18 mentoras e 18 mentoradas.  A promoção da inclusão de pessoas pretas ou pardas em funções de liderança atingiu um índice de 62,4%. Além disso, destaca-se que 19,6% dos colaboradores agora ultrapassam os 50 anos de idade, representando um crescimento de 1,7 pp em relação ao 3T22.

Esses resultados demonstram nosso compromisso em promover uma cultura inclusiva e proporcionar oportunidades iguais para todos os colaboradores, independentemente de sua idade, gênero ou origem étnico-racial.

Produtos

Rastreabilidade de hortifrutigranjeiros

O programa RAMA (Rastreabilidade de Hortifruti) tem como objetivo conhecer a origem e o caminho percorrido pelo alimento; ter mais informações sobre o processo produtivo dos alimentos; tomar a decisão de compra baseado em informações seguras; colaborar para o consumo consciente.

O programa manteve um índice de conformidade de 76,5% no 3T23 em linha com o mesmo período do ano anterior.  O foco em assegurar a segurança e a qualidade dos alimentos, através de um processo contínuo de rastreabilidade e monitoramento dos produtos faz parte da estratégia ESG da Companhia.

Pão Amigo

Em agosto de 2023 o GBarbosa deu início à venda da mistura para pães “Pão Amigo”. Cada unidade adquirida desse produto destina uma parcela do valor para apoiar os projetos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Essa parceria oferece aos clientes a oportunidade de contribuir diretamente para causas sociais importantes, por meio de suas escolhas de consumo.

Ovos livres de gaiolas

Incentivamos nossos fornecedores a adotarem a produção de ovos livres de gaiolas, para nos apoiarem no cumprimento dos nossos compromissos neste tema, que são:
– 100% ovos das marcas próprias vindos de galinhas livres até 2025.
– Todos os ovos vendidos em nossas lojas serem de galinhas livres até 2028.

Clique aqui e conheça nosso compromisso com a venda de ovos de galinhas livres de gaiolas.

Compromisso com a Compra Sustentável de Carne

Priorizamos experiências de compra alinhadas com as demandas sociais, promovendo relações de confiança, transparência e sustentabilidade na cadeia de fornecimento de carne.

Clique aqui e conheça nosso compromisso com a compra sustentável de carne.

Indicadores ESG

  3T23 3T22 Δ% 9M23 9M22 Δ%
Pessoas
Projeto Vida (canal YouTube)
Inscritos (mil) 60,6 58,8 3,0% 60,6 58,8 3,0%
Visualizações (mil) 35,1 31,7 -0,9% 100,5 133,8 -24,9%
Instituto Cencosud            
qt de atendimentos presenciais 2.473 1.530 61,6% 6.230 4.148 50,2%
qt. de lojas com atividades 4 2 100,0% 6 2 200,0%
Troco Solidário (R$ mil arrecadados) 9,5 11,4 -16,4% 27,8 46,3 -40,0%
Força de Trabalho            
% de colaboradores acima de 50 anos 19,6% 17,9% 1,7 p.p. 19,6% 17,9% 1,7 p.p.
Qtdade. de Jovens Aprendizes 545 549 -0,7% 545 549 -0,7%
% de colaboradores com alguma deficiência 5,1% 5,2% -0,1 p.p. 5,1% 5,2% -0,1 p.p.
Inclusão de Gênero e Raça            
% de mulheres na dotação efetiva 49,5% 50,0% -0,5 p.p. 49,5% 50,0% -0,5 p.p.
% de mulheres em cargos de liderança 33,8% 33,0% 0,8 p.p. 33,8% 33,0% 0,8 p.p.
% de pessoas negras na dotação efetiva 62,0% 63,8% -1,8 p.p. 62,0% 63,8% -1,8 p.p.
% de pessoas negras (pretas ou pardas) em cargos de liderança 62,4% 62,7% -0,3 p.p. 62,4% 62,7% -0,3 p.p.
Produtos
Rastreabilidade de Hortifruti (% de conformidade) 76,5% 77,0%      -0,5 p.p. 76,5% 77,0%      -0,5 p.p.
Planeta
Reciclagem de residuos da operação própria (toneladas)
Toneladas 1.968 2.214 -11,1% 5.948 6.880 -13,5%
% dos resíduos totais 49,1% 30,5% 18,6 p.p. 49,1% 30,9% 18,2 p.p.
Reciclagem de resíduos de clientes            
Ponto de Entrega Voluntária das Lâmpadas (toneladas) 1,1 0,7 57,1% 2,9 3,3 -12,1%
Ponto de Entrega Voluntária de Garrafas de Vidro (toneladas) 20,9 100,0% 32,0 100,0%
Sacolas Retornáveis (mil unidades) 179,8 192,2 -6,5% 537,4 620,6 -13,4%
Energia renovável do mercado livre            
MWh 44.230 43.114 2,6% 143.767 90.800 4,4%
% da energia total 87,7% 70,8% 16,9 p.p. 80,4% 69,9% 9,6 p.p.
Iniciativas de Eficiência Energética            
Lâmpadas de LED (% de abrangência) 57,2% 55,7% 1,5 p.p. 57,2% 50,6% 1,5 p.p.
Expositores Refrigerados Plugins (% de abrangência) 97,6% 97,5% 0,1 p.p. 97,6% 97,5% 0,1 p.p.
Expositores Refrigerados com Porta de Vidro (% de abrangência) 62,0% 61,1% 0,9 p.p. 62,0% 58,9% 0,9 p.p.
Doações de alimentos para entidades filantrópicas            
toneladas doadas 57,0 39,4 44,7% 196,4 119,8 63,9%
qt de lojas doadoras 46,0 28,0 64,3% 51,0 51,0 0,0%
R$ mil doados 747,6 468,8 59,50% 1.839,90 876,2 110,00%