Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade

Promovemos a sustentabilidade, por meio das nossas marcas, construindo um excelente clima de trabalho, da diversidade e inclusão, da comunicação transparente com nossos clientes, da gestão eficiente dos recursos naturais, do incentivo aos nossos fornecedores para a adoção das melhores práticas e do investimento social privado focado na promoção da longevidade e da qualidade de vida.

Pessoas

Inclusão laboral de Pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência demonstram sua capacidade de trabalho no dia a dia, tornando-se talentos reconhecidos em toda a companhia. Em 2021 mantivemos o cumprimento da cota legal de contratação de PcDs em nosso negócio. Em dezembro desse ano já tínhamos 1.030 colaboradores com alguma deficiência (física, motora, auditiva, visual, cognitiva ou múltipla).

Contratação de talentos experientes

Os colaboradores com 50 anos de idade ou mais são talentos experientes, que promovem diversidade e produtividade em suas equipes. Em dezembro de 2021 eles representavam 16,2% do total de colaboradores da Cencosud Brasil.

Jovens aprendizes

O programa de aprendizado proporciona o primeiro emprego para muitos jovens e permite que eles conheçam os desafios e as alegrias do mundo do trabalho. Em 2021 tivemos 550 jovens aprendizes trabalhando em nossas unidades de negócios.

Treinamento de colaboradores

A ampliação da base de conhecimentos dos colaboradores promove avanços de caráter social e pessoal, além de contribuir para a igualdade de oportunidades no local de trabalho.

Em 2021, estiveram disponíveis mais de 140 cursos para 100% da força de trabalho. Cada colaborador realizou, em média 9,7 horas de formação. Um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Comunidades

Instituto GBarbosa

O Instituto GBarbosa promove a longevidade, qualidade de vida e bem estar. Ele mantém em Aracaju um centro de atendimento gratuito à comunidade com fitness, alfabetização de idosos, atendimento médico, aulas de artesanato, gastronomia, empreendedorismo etc. Desde novembro de 2021, esse local foi reaberto, obedecendo as regras municipais de flexibilização relacionadas à pandemia da Covid-19. Em 2021, 625 pessoas participaram nas atividades fitness ao ar livre.

Troco Solidário

Por meio desse programa, clientes e colaboradores podem doar seu troco em dinheiro e contribuir com as atividades desenvolvidas por instituições sociais nas localidades onde atuamos. Em 2021, os clientes e colaboradores das bandeiras GBarbosa, Perini e Mercantil doaram recursos que foram destinados às instituições Instituto GBarbosa, Obras Sociais Irmã Dulce e Amigos do Bem.

 

Projeto de Vida

O Instituto GBarbosa também opera um estúdio que produz conteúdo digital gratuito, disponível  nos canais https://www.youtube.com/projetodevida ou https://www.instagram.com/igb_oficial/. Em 2021, 65.000 pessoas estavam inscritas nos canais, resultando em 1.600.000 visualizações e 2.800.000 minutos de exibição dos seus vídeos. 97,3% das pessoas gostaram do conteúdo.

Doações de alimentos

Realizamos a doação de alimentos para o programa Mesa Brasil, do Sesc, que atende a milhares de organizações não governamentais, cozinhas comunitárias, abrigos, orfanatos, asilos, entre outros. Em 2021 foram mais de 98 toneladas de alimentos em perfeita condição de consumo, porém, sem a aparência ideal para comercialização em loja. As doações partiram de lojas do Bretas, GBarbosa e Prezunic localizadas na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe. Além disso, periodicamente nossas redes promovem e/ou participam de eventos e ações sociais distribuindo cestas básicas, material de limpeza e outros produtos nas comunidades onde estamos presentes.

Fornecedores

Rastreabilidade de hortifrutigranjeiros

O programa já existe em Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro e tem como objetivo conhecer a origem e o caminho percorrido pelo alimento; ter mais informações sobre o processo produtivo dos alimentos; tomar a decisão de compra baseado em informações seguras; colaborar para o consumo consciente.

Monitoramento do trabalho análogo a escravo

A Cencosud busca estabelecer relações de confiança com seus fornecedores, escolhendo aqueles que tenham boa reputação no mercado tanto em âmbito comercial quanto em temas que envolvem seus próprios trabalhadores. Realizamos o monitoramento das listas de empresas envolvidas com trabalho análogo à escravidão divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, por não compactuar com esta prática, solicitamos o bloqueio imediato de tais fornecedores em nosso sistema, impedindo qualquer tipo de relação comercial com a Cencosud Brasil e suas bandeiras.