Sustentabilidade

Governança

Política de Sustentabilidade

Promovemos a sustentabilidade, por meio das nossas marcas, construindo um excelente clima de trabalho, da diversidade e inclusão, da comunicação transparente com nossos clientes, da gestão eficiente dos recursos naturais, do incentivo aos nossos fornecedores para a adoção das melhores práticas e do investimento social privado focado na promoção da longevidade e da qualidade de vida.

Clique aqui para acessar os relatórios anuais.

Prêmios e Reconhecimentos

Em outubro de 2023, o GBarbosa alcançou o RA-1000, o selo máximo de excelência conferido pelo site ReclameAqui.com.br. O Giga Atacado foi o grande campeão no prêmio IER (Índice de Eficiência no Recebimento), promovido pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga).

Em novembro, o Prezunic recebeu o reconhecimento “Parceiro do Mesa Brasil/SESC Rio de Janeiro”, resultado da consistência das doações de alimentos às comunidades carentes da região.

No término do ano, as bandeiras Bretas, GBarbosa e Prezunic consolidaram sua presença no Top 10 do “Índice de Solução” no segmento “Supermercados”, no site consumidor.gov.br. Adicionalmente, o Prezunic, Perini e GBarbosa também se mantiveram no Top 10 do “Índice de Satisfação”, no segmento “Supermercados”, do mesmo portal eletrônico.

Pessoas

Instituto Cencosud Sustentabilidade

Buscando consolidar ainda mais as iniciativas ESG da Cencosud Brasil, mais um passo foi dado, criando a identidade para representar esse avanço: o Instituto Corporativo, anteriormente conhecido como Instituto GBarbosa, passou a ser chamado de Instituto Cencosud Sustentabilidade e ganhou abrangência nacional, sendo o braço de responsabilidade socioambiental do grupo Cencosud no Brasil e suas bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Mercantil Atacado, Perini, Spid e GIGA Atacado.

No 4T23, o Instituto teve a presença de 2.540 participantes, um crescimento de 81,8% em relação ao 4T22. As atividades oferecidas pelo Instituto abrangeram aulas de gastronomia e dança, além de eventos voltados ao “Outubro Rosa”, nos quais conscientizaram os participantes para a prevenção do câncer de mama.

Em dezembro, o Instituto firmou um Acordo de Intenção com a Fundação Cargill, cujo objetivo é promover ações conjuntas, presentes e futuras, em prol da transformação das comunidades, gerando impacto socioambiental positivo, em municípios com a presença da Cargill e da Cencosud.

Troco Solidário

Por meio desse programa, clientes e colaboradores podem doar seu troco em dinheiro e contribuir com as atividades desenvolvidas por instituições sociais nas localidades onde atuamos.

Saiba mais

Diversidade e Inclusão

No 4T23, a presença feminina em cargos de liderança registrou uma participação de 34,9%, um aumento de 0,3 p.p. em comparação com o 4T22. Essa variação deveu-se a um conjunto de iniciativas, como o programa Cenco Mulheres (mentoria de liderança feminina), visando impulsionar o aumento da representatividade feminina em posições de liderança. Destaca-se que as mulheres representam 49,5% da força de trabalho da Cencosud.

A promoção da inclusão de pessoas pretas ou pardas em cargos de liderança atingiu um índice de 57,5% no trimestre, contra 56,3% no 4T22, um aumento de 1,2 p.p. É importante destacar que, Press Release – 4º de trimestre de 2023 no trimestre, ocorreu uma mudança na metodologia de avaliação dos cargos, em que a média da liderança deixou de fazer parte desse indicador. Considerando o cálculo anterior, o crescimento teria sido de 1,9 p.p. (64,8% no 4T23 contra 62,9% no 4T22).

Destaca-se ainda que 20,4% dos colaboradores agora ultrapassam os 50 anos de idade, evidenciando um aumento de 1,8 p.p. em relação ao 4T22.

A participação de colaboradores com deficiência na força de trabalho total atingiu 5,0%, em linha com o mesmo período do ano anterior.

Em novembro, a Cencosud realizou uma parceria com o Governo de Sergipe para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado, comprometendo-se a disponibilizar 382 vagas no programa estadual “Primeiro Emprego”, que promoverá a inserção de jovens talentos no mercado de trabalho. O total de jovens aprendizes cresceu 6,9% no 4T23 ante o 4T22.

Esses resultados demonstram nosso compromisso em promover uma cultura inclusiva e proporcionar oportunidades iguais para todos os colaboradores, independentemente de sua idade, gênero ou origem étnico-racial.

Relatório de Igualdade Salarial

Em cumprimento à Lei nº 14.611 de 4 de julho de 2023, à Portaria MTE Nº3.714 ao Decreto nº11.795/2023, divulgamos o comunicado referente a igualdade salarial dos colaboradores da Cencosud:

Com o compromisso de atuar e se relacionar sempre de forma ética, respeitosa e transparente com os todos os seus stakeholders, a Cencosud Brasil informa que não conseguiu publicar os relatórios de Transparência Salarial dentro do prazo estipulado pelo governo, 31 de março de 2024, em virtude de instabilidades apresentadas no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que impossibilitaram o acesso ao material. Adicionalmente, reitera sua disposição em colaborar com as autoridades e em dar visibilidade aos dados condizentes à realidade daquilo que é praticado na Companhia.

Produtos

Rastreabilidade de hortifrutigranjeiros

O programa RAMA (Rastreabilidade de Hortifruti) tem como objetivo conhecer a origem e o caminho percorrido pelo alimento; ter mais informações sobre o processo produtivo dos alimentos; tomar a decisão de compra baseado em informações seguras; colaborar para o consumo consciente.

No 4T23, o programa RAMA (Rastreabilidade de Hortifrúti) obteve um índice de conformidade de 77,4%, uma redução de 5,4 p.p. em comparação com o 4T22, devido à entrada de novos fornecedores, que, no trimestre, ainda se ajustavam aos parâmetros do programa.

Pão Amigo

Em agosto de 2023 o GBarbosa deu início à venda da mistura para pães “Pão Amigo”. Cada unidade adquirida desse produto destina uma parcela do valor para apoiar os projetos da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Essa parceria oferece aos clientes a oportunidade de contribuir diretamente para causas sociais importantes, por meio de suas escolhas de consumo.

Ovos livres de gaiolas

Incentivamos nossos fornecedores a adotarem a produção de ovos livres de gaiolas, para nos apoiarem no cumprimento dos nossos compromissos neste tema, que são:
– 100% ovos das marcas próprias vindos de galinhas livres até 2025.
– Todos os ovos vendidos em nossas lojas serem de galinhas livres até 2028.

Clique aqui e conheça nosso compromisso com a venda de ovos de galinhas livres de gaiolas.

Compromisso com a Compra Sustentável de Carne

Priorizamos experiências de compra alinhadas com as demandas sociais, promovendo relações de confiança, transparência e sustentabilidade na cadeia de fornecimento de carne.

Clique aqui e conheça nosso compromisso com a compra sustentável de carne.

Indicadores ESG

  4T23 4T22 Δ% 2023 2022 Δ%
Pessoas
Projeto Vida (canal YouTube)
Inscritos (mil) 61,0 59,0 3,4% 61,0 59,0 3,4%
Visualizações (mil) 28,7 23,0 24,8% 129,2 156,0 -17,2%
Instituto Cencosud            
qt de atendimentos presenciais 2.540 1.397 81,8% 8.770 5,545 58,2%
qt. de lojas com atividades 4 4 0,0% 7 4 75,0%
Troco Solidário (R$ mil arrecadados) 9,9 11,0 -10,0% 37,7 57,0 -33,9%
Força de Trabalho            
% de colaboradores acima de 50 anos 20,4% 18,6% 1,8 p.p. 20,4% 18,6% 1,8 p.p.
Qtdade. de Jovens Aprendizes 542 507 6,9% 542 507 6,9%
% de colaboradores com alguma deficiência 5,0% 5,0% 0,0 p.p. 5,0% 5,0% 0,0 p.p.
Inclusão de Gênero e Raça            
% de mulheres na dotação efetiva 49,5% 49,9% -0,3 p.p. 49,5%  49,5% 0,0 p.p.
% de mulheres em cargos de liderança 34,9% 34,6% 0,3 p.p. 34,9% 34,6% 0,3 p.p.
% de pessoas negras na dotação efetiva 68,6% 68,5% 0,1 p.p. 68,6% 68,8% -0,2 p.p.
% de pessoas negras (pretas ou pardas) em cargos de liderança 57,5% 56,3% 1,2 p.p. 57,5% 56,3% 1,2 p.p.
Produtos
Rastreabilidade de Hortifruti (% de conformidade) 77,4% 82,8%      -5,4 p.p. 77,4% 82,8%      -5,4 p.p.
Planeta
Logística Reversa de resíduos da operação própria (toneladas) 
Toneladas Recicladas (resíduos sólidos inorgânicos) 1.828 1.723 6,1% 7.777 8,603 -9,6%
Toneladas Siladas ou Compostadas (resíduos sólidos orgânicos) 157  –  157
% de resíduos totais 10,4% 28,8% -18,4 p.p 25,8% 30,5% -4,7%
Reciclagem de resíduos de clientes
Ponto de Entrega Voluntária das Lâmpadas (toneladas)  1,7 1,2  41,7%  4,7  4,5  4,4% 
Ponto de Entrega Voluntária de Garrafas de Vidro (toneladas) 21,8 –  –   53,8 –  – 
 Sacolas Retornáveis (mil unidades  196,4 174,0  12,9%  696,0  670,0  3,9% 
Energia renovável do mercado livre
MWh  52.020  45,442 14,5%  203.879  177.320  15,0% 
 % da energia total 91,8% 72,2%  19,6 p.p. 82,4% 70,4% 12,0 p.p.
Iniciativas de Eficiência Energética            
Lâmpadas LED (% de abrangência) 58,3% 56,2%  2,1 p.p. 58,3% 56,2% 2,0 p.p.
Expositores Refrigerados com Porta de Vidro (% de abrangência) 62,9% 61,1% 1,8 p.p. 62,9% 61,1% 1,8 p.p.
Expositores Refrigerados Plugins  (% de abrangência) 97,6% 97,5% 0,1 p.p. 97,6% 97,5% 0,1 p.p.
Doações de alimentos para entidades filantrópicas
toneladas doadas 52,7 52,0 1,3% 250,8 171,0 46,7%
qt de lojas doadoras 40 45 -11,1% 51 73 -30,1%
R$ mil doados 1.088,4 1.102,9 -1,3% 2.928,4 1.979.1 48,0%