Nossa história
A Cencosud começou como um mercado de autosserviço, em 1963, e hoje é uma das maiores varejistas da América Latina. Presente no Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Brasil, além de um escritório comercial na China, o grupo reúne supermercados, home centers, lojas de departamento, serviços financeiros e shopping center, todos com grande prestígio e reconhecimento nos mercados onde atuam.
No Brasil, a Cencosud conta com negócios de Varejo e Atacado, bem como Serviços Financeiros. Saiba mais sobre cada um deles:
GBarbosa
Fundada em Sergipe, em 1955, o GBarbosa é uma das principais redes de supermercados do Nordeste e, desde 2007, integra a Cencosud Brasil. Com lojas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, além de farmácias e eletroshows, a rede conta com um time de colaboradores que se dedica a oferecer atendimento de qualidade, mix de alimentos e não-alimentos, incluindo bazar e eletro.
Mercantil Atacado
De um pequeno comércio de itens de higiene pessoal, em 1961, o Mercantil se transformou em um grande atacado de Salvador/BA. Após integrar a Cencosud Brasil, em 2007, expandiu sua atuação na capital baiana, inaugurou unidades em Lauro de Freitas, Juazeiro e Feira de Santana, e sua primeira loja em Aracaju/SE. Seus colaboradores trabalham para garantir o compromisso da rede em oferecer preços baixos de atacado com a comodidade e os serviços do varejo, lojas amplas, mix variado e condições especiais de pagamento em cartão. A partir de 2022 adotou como marca o nome Mercantil Atacado, reforçando seu posicionamento no mercado de cash & carry.
Bretas
Criado em 1954, no interior de Minas Gerais, o Bretas foi adquirido pela Cencosud Brasil em 2010. O grupo conta com lojas de varejo, Atacado e postos de combustíveis nos estados de Goiás e Minas Gerais. Consolidou-se como uma das principais redes supermercadistas da região por oferecer qualidade, variedade e preço baixo, com um mix de alimentos, não-alimentos (bazar, bebidas, higiene, perfumaria, limpeza e eletro).
Perini
Fundada em 1964 como uma padaria, a Perini cresceu e se tornou uma rede de delicatessen de Salvador, tendo como diferencial os produtos de fabricação própria. Integrou a Cencosud Brasil em 2010 e, desde então, continuou investindo nas lojas e equipes visando à melhor experiência do cliente. Seu mix contempla pães, doces e salgados de fabricação própria, itens nacionais, importados, frios, mercearia e bebidas.
Prezunic
O que antes era uma proposta com foco em hortifruti evoluiu para uma rede de supermercados com lojas no centro e região metropolitana do Rio de Janeiro. Tendo como diferencial o cuidado com as pessoas, sendo reconhecido pelo atendimento amistoso e atenção especial à sua gente, o Prezunic integra a Cencosud desde 2012 e busca sempre inovar e oferecer experiências de compra diferenciadas aos clientes, com grandes campanhas e ações em loja.
Spid
Com o propósito de atender aos clientes que precisam fazer compras rápidas, o grupo Cencosud lançou no Brasil, em março de 2021, o Spid, sua nova bandeira projetada para entregar produtos de conveniência de supermercados na porta de casa em 35 minutos. Inicialmente o atendimento no país começará pela cidade do Rio de Janeiro com a conveniência, qualidade e velocidade que os clientes desejam.
Giga Atacado
A primeira loja GIGA Atacado nasceu em 2009, no bairro do Limão, em São Paulo, com a missão de levar produtos de qualidade, com preço baixo e uma experiência diferenciada no modelo cash & carry. A rede expandiu sua atuação no estado e, em julho de 2022, passou a integrar a Cencosud Brasil, marcando oficialmente a entrada do grupo em um dos maiores mercados da América do Sul.
Serviços Financeiros – Cartão Cencosud
Tudo começou com o cartão Credi-Hiper GBarbosa, ainda em 1982, durante a gestão familiar da rede. Com o passar dos anos, o cartão de crédito se modernizou e consolidou como Cartão GBarbosa, em 2003. Após sua integração à Cencosud com aquisição do GBarbosa, em 2007, adotou o nome Cartão Cencosud e expandiu sua aceitação para além da rede de origem, contemplando o Bretas e o Mercantil Rodrigues. Por meio dele, os clientes têm descontos exclusivos, condições de pagamento diferenciadas e diversos serviços, como seguros e parcelamento de faturas.
2007
Aquisição do GBarbosa, Mercantil Rodrigues (Atacado) e Cartão GBarbosa, todos com atuação no Nordeste
2010
Aquisição das redes Super Família (CE), Perini (BA) e Bretas (MG e GO)
2012
Cencosud Brasil amplia sua atuação com a compra da rede supermercadista Prezunic (RJ)
2018
Inauguração do Instituto GBarbosa +60 em Aracajú/SE com foco no público sênior
2019
Lançamento da @Era do Cliente, pacote de iniciativas em canais digitais com no foco no cliente, além do desenvolvimento de CRM
2020
Ingresso no e-commerce por meio de parceria com Cornershop e sites de compra online. Todas as redes passaram a ter um aplicativo próprio de descontos e ofertas personalizadas
2021
Início da operação do SPID, rede de conveniências da Cencosud no Rio de Janeiro
2022
Aquisição do Giga em 5 de maio, passando a operar em São Paulo no formato Cash & Carry
2022
Lançamento da nova marca Mercantil Atacado para fortalecer o posicionamento no mercado de Cash & Carry
2023
Unidade de Capital de Risco da Cencosud, iniciou parceria com a plataforma Mimo Live Sales, líder na América Latina, que será integrada aos canais digitais de venda da operação no Brasil.
2023
Entrada da Cencosud Brasil no mercado de publicidade brasileiro, contribuindo para que diversas marcas possam estabelecer estratégias 360 graus para alcançar os milhares de clientes nas lojas físicas e on-line.